G.P. Espanha - Hamilton bateu Vettel em duelo de gigantes
Há anos que esperávamos por este duelo! Uma luta directa entre Hamilton e Vettel, entre Mercedes e Ferrari, luta corpo-a-corpo, por cada centímetro de pista, pressão estratégica procurando obrigar o outro a cometer um erro! Que corrida o G.P. de Espanha e que Mundial de F1 temos em mãos! Desta vez venceu Hamilton (55.º triunfo), ficando a apenas seis pontos de Vettel no campeonato. Mas o alemão e a Ferrari têm todas as razões para não ficarem convencidos…
Barcelona foi a prova derradeira de que teremos, este ano, um fantástico Mundial disputado por dois enormíssimos pilotos que, para mais, se respeitam profundamente. "É assim que as corridas devem ser!", dizia Hamilton no final, no que era acompanhado por Vettel: "Acho que foi uma bela corrida e que demos um belo espectáculo a estes milhares de espectadores". Para já, apenas 6 pontos os separam, ao fim de cinco corridas em que venceram duas cada. E não se vê quem mais os possa acompanhar, em especial depois dos abandonos de Bottas e Raikkonen…
Hamilton, por seu turno, também não partiu muito bem – "não sei o que correu mal, mas sei que não foi boa, terei de analisar o que sucedeu" – e quase era passado por Bottas, não fosse a travagem demasiado cautelosa do finlandês. Tão cautelosa que acabou por ver Raikkonen passar por si, com a roda dianteira do Mercedes a tocar na traseira do Ferrari que iria bater no Red Bull de Max Verstappen. "Bateram-me na traseira, o carro saltou e bateu no do Max", resumiu Raikkonen, fora de prova, tal como o holandês, com as suspensões dos carros partidas.
Poucas voltas depois, um "safety car" virtual – provocado pela suspensão partida do McLaren de Vandoorne que se distraiu e deu um toque no Williams de Massa… – definiria o outro momento crucial da corrida, quando a Mercedes trocou os pneus de Hamilton voltando a montar macios, respondendo a Ferrari mas com a obrigatoriedade de pôr os médios no carro de Vettel. Momento de emoção máxima, quando o alemão voltou à pista ao mesmo tempo que Hamilton passava, discutindo ambos a travagem no final da recta, chegando os dois carros a tocar-se, com o Mercedes a sair ligeiramente!
"Fiquei surpreendido por estarmos tão próximos, mas lá consegui ficar na frente", contou Vettel, enquanto Hamilton, talvez por ter ganho, dizia ter adorado aquele "bater de rodas": "Vi o ‘Seb’ a sair das ‘boxes’ e é difícil perceber claramente em que posição estamos. De repente senti que me faltava pista, mas estávamos lado a lado. Mas é assim que as corridas devem ser e não mexeria em nada", disse, depois de os comissários também terem considerado que não havia ninguém a punir. E bem porque é, de facto, disto que as corridas são feitas, dois enormes pilotos a lutarem sem tréguas por cada milímetro de pista!
Não há palavras que cheguem para elogiar o magnífico trabalho que a Force India continua a fazer, tendo sido, com a Toro Rosso, uma das duas equipas a colocar dois carros nos pontos, mas em magníficos 4.º (Perez) e 5.º (Ocon) lugares! Mas a surpresa do dia tem de ser Pascal Wehrlein que conseguiu fazer com que uma estratégia de uma só paragem funcionasse para colocar o Sauber num fantástico 7.º lugar! "Ele mostrou o seu carácter e aquilo do que é capaz, depois das críticas que lhe fizeram muitas delas tão injustas", declarou Monisha Kaltenborn, director da equipa suíça. Só foi pena um ligeiro erro na única ida às "boxes" que lhe valeu uma penalização de 5 s e, com isso, a queda ao 8.º posto… Mas Wehrlein foi um dos homens do dia! Classificação:
Pos | Piloto | Equipa | Tempo/Dif. | Box |
---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1.35.56,497 h | 2 |
2 | Sebastian Vettel | Ferrari | a 3,490 s | 2 |
3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | a 1.13,978 m | 2 |
4 | Sergio Pérez | Force India | a 1 volta | 2 |
5 | Esteban Ocon | Force India | a 1 volta | 2 |
6 | Nico Hülkenberg | Renault | a 1 volta | 2 |
7 | Carlos Sainz | Toro Rosso | a 1 volta | 2 |
8 | Pascal Wehrlein | Sauber | a 1 volta | 1 |
9 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | a 1 volta | 2 |
10 | Romain Grosjean | Haas | a 1 volta | 2 |
11 | Marcus Ericsson | Sauber | a 2 voltas | 2 |
12 | Fernando Alonso | McLaren | a 2 voltas | 3 |
13 | Felipe Massa | Williams | a 2 voltas | 3 |
14 | Kevin Magnussen | Haas | a 2 voltas | 3 |
15 | Jolyon Palmer | Renault | a 2 voltas | 3 |
16 | Lance Stroll | Williams | a 2 voltas | 2 |
— | Valtteri Bottas | Mercedes | Motor | 1 |
— | Stoffel Vandoorne | McLaren | Colis./Susp. | 1 |
— | Max Verstappen | Red Bull | Colis./Susp. | 1 |
— | Kimi Räikkönen | Ferrari | Colis./Susp. | 0 |
Desilusão foi Fernando Alonso que, na partida, foi apanhado na confusão sendo levado à gravilha e nunca mais se reencontrou… O fabuloso 7.º lugar na grelha transformou-se num 12.º lugar sem significado, a não ser o de primeira corrida do ano terminada! Agora, já estará a caminho de Indianápolis onde amanhã começam os treinos para as 500 Milhas onde irá correr, falhando o G.P. do Mónaco. Que se realiza dentro de duas semanas, coma característica especial de o primeiro dia de treinos livres ser na quinta-feira, dia 25 de Maio.